Erro “Seu servidor não oferece suporte ao tipo de criptografia de conexão especificado” ao acessar o email em um Outlook

Após certificar-se que a configuração está correta e o erro “Seu servidor não oferece suporte ao tipo de criptografia de conexão especificado” continuar aparecendo, pode ser porque seu Outlook e/ou Windows é muito antigo e ele usa ainda uma versão de SSL/TLS obsoleta, não sendo compatível com nossos servidores (que usam SSL/TLS novos).

Recentemente descobrimos que algumas versões como o outlook 2010 pode exibir este erro em caso de bloqueio de IP após um período em que ele chegou a funcionar normalmente, ao invés de exibir o tradicional erro de “timeout” ou “o servidor não foi encontrado” ou ainda “o servidor não respondeu”. Neste caso, proceda como consta em “Bloqueios no Acesso aos Emails“.

Já se este também não for seu caso, para os casos do Windows 7 (em diante), mesmo com outlook antigo, existe um patch para ser aplicado que visa corrigir o SSL do windows, que deve fazer o email com SSL funcionar. Em http://www.catalog.update.microsoft.com/search.aspx?q=kb3140245 tem o download dele.

Em ALGUNS casos, mesmo com o patch acima AINDA é necessário aplicar os patchs do office também, como o SP3 ou SP2 (service pack 3 ou 2), dependendo da versão do Outlook/Office, disponível gratuitamente no site da microsoft mesmo. O ideal nesses casos é fazer windows update com a opção “Receber atualizações de outros produtos Microsoft ao atualizar o Windows” marcada (fica na parte de configuração do windows update) que o Service Pack é baixado automaticamente.

Porem, para quem ainda tem windows XP com office antigo, não tem muito o que fazer, pois o outlook usa as bibliotecas de SSL do windows e este está mega defasado (mais de 15 anos de existência).

Inclusive vale destacar que usar software de mais de 10 ou 15 anos atrás não é nada seguro. É um risco para a própria empresa continuar usando um software tão antigo e obsoleto assim. Além de ser prejudicial para nós (provedor).